Cabos de Telecomunicações, Cabos Elétricos, Internet

Qual o melhor cabo de rede para internet?

cabo de rede, cabo para internet, qual o melhor cabo de rede para internet?, velocidade da internet, cabo de dados, cabo utp, cabo cat 6,

Para saber qual o melhor cabo de rede para internet, é preciso compreender que existem vários níveis de velocidade na transmissão de dados. Além disso, o local onde vai ligar o cabo e o tipo de tecnologia que o seu aparelho usa, também é importante para escolher o cabo certo.

Desse modo, há vários tipos de cabos de rede no mercado, cada um com suas características e velocidades de transmissão de dados. O melhor cabo de rede para internet depende da sua necessidade de velocidade e da tecnologia utilizada pelo seu dispositivo de rede.

Atualmente, os cabos de rede para internet mais comuns são os cabos de categoria 5E (Cat 5E) e da categoria 6 (Cat 6). Com ambos os cabos pode passar dados a uma velocidade até 1 Gigabit por segundo (Gbps). Mas o cabo Cat 6 é mais adequado para transmissões de dados em alta velocidade. Como por exemplo, jogos online, transmissão de vídeo em alta definição e a transferência de grandes arquivos. Por outro lado, o cabo Cat 5e é suficiente para usar em casa e navegar na internet através de uma velocidade básica.

Sabe reconhecer um cabo de internet?

O cabo de internet mais comum é o cabo Ethernet. Pois, é retangular com a ponta reta e na outra ponta tem um clip de segurança, para encaixar na placa de rede do dispositivo ou do router.

O cabo Ethernet é composto por pares de fios de cobre isolados que são torcidos juntos para reduzir a interferência eletromagnética. Eles podem ter revestimento externo de diferentes cores, mas geralmente são pretos, azuis ou cinzas.

Alguns cabos de rede Ethernet mais avançados podem ter uma aparência diferente, com uma capa de metal para aumentar a blindagem e proteger contra interferências. Ou com conetores que protegem contra travamentos, tal como os conetores RJ45 com bloqueio de clipe.

Redes de Dados Superiores a 1 Gbps

Se a sua rede suporta velocidades maiores do que 1 Gbps, como as redes empresariais ou os data centers, então pode escolher um cabo de rede com uma categoria superior. Isto é, um cabo Cat 6A, Cat 7 ou Cat 8. Estes cabos transmitem dados em velocidades mais altas do que o Cat 5E e o Cat 6. Assim, pode aproveitar o máximo da largura de banda disponível na sua rede.

O cabo Cat 6A consegue enviar dados a uma velocidade até 10 Gbps, a uma distância até 100 metros. No entanto, o cabo Cat 7 envia dados a velocidades até 10 Gbps, numa distância até 100 metros e a 40 Gbps até 50 metros. Por outro lado, com o cabo Cat 8, pode enviar dados a velocidades de até 40 Gbps, com uma distância de até 30 metros.

No entanto, é importante lembrar que o desempenho do cabo de rede também depende do equipamento que está a usar, como os routers, switches e placas de rede. Certifique-se que usa equipamentos compatíveis com os cabos de rede de categoria superior para garantir a melhor qualidade de conexão possível.

Instalação de Rede Estruturada

Escolher bem o cabo UTP é uma decisão importante para as ligações funcionarem bem. Desse modo, convém analisar bem especificações do sistema e cumprir todas as normas. Ou seja, escolher os cabos certos antes de comprar cabo elétrico.

O que é o cabo UTP?

O cabo UTP significa “Unshielded Twisted Pair” ou “par trançado não blindado”, é um tipo comum de cabo Ethernet. É outro dos nomes que se usa para identificar os cabos de rede para internet.

Nesse sentido, é um cabo com pares de fios de cobre isolados que são torcidos juntos. De modo, a reduzir a interferência eletromagnética, mas não possui uma camada de blindagem externa.

O cabo UTP é o tipo de cabo de rede que mais se usa em redes locais (LANs). Pois, é próprio para a maioria das aplicações residenciais e empresariais que exigem conectividade de rede. Além disso, é fácil de instalar e é mais económico do que outros tipos de cabos Ethernet com revestimentos mais avançados, como o STP (par trançado blindado) ou o S/FTP (par trançado blindado com tela).

Cabos para Internet e USO RESIDENCIAL

Os cabos para internet em casa são cabos com desempenho básico e mais curtos. Isto é, variam entre cabos de 1 metro a cabos de 30 metros, conforme o tamanho da casa e da distância entre os dispositivos de rede, como os routers, os computadores, as consolas de jogos e as televisões. Por outro lado, em distâncias mais longas, pode usar cabos até 100 metros de comprimento, mas pode afetar o desempenho e necessitar de ter um repetidor de sinal ou um switch para aumentar a conexão.

Além disso, é importante lembrar que, para ter uma boa qualidade na ligação, tem de usar cabos de qualidade e os conectores certos. Compre sempre cabos de marcas credíveis e evite os cabos muito baratos ou genéricos. Pois, podem ter menos qualidade, reduzir a velocidade e a estabilidade da sua conexão de internet.

Cabos para Internet para USO PROFISSIONAL

Se é um eletricista ou outro tipo de profissional e quer assegurar uma boa instalação nos seus clientes, deve optar por cabos de rede com alta prestação. Para ligações de curta distância, como servidores de escritórios ou data centers, é normal recorrer a cabos de 1 a 3 metros. Por outro lado, em distâncias maiores, como uma rede corporativa ou em um prédio de escritórios, os cabos até 300 metros de comprimento são a melhor opção. No entanto, a largura de banda e a velocidade podem ser afetadas, deve escolher uma categoria superior como o cabo Cat 6A ou Cat 7.

Através destes cabos de rede consegue uma velocidade suficiente para garantir a comunicação de ficheiros grandes. Como por exemplo, os vídeo de alta definição, serviço de voz por IP ou serviços na nuvem. O cabo Cat 6A ou o Cat 7A são os melhores para uma maior largura de banda com menos interferência. Pois, permite a transmissão de dados a velocidades mais altas e a distâncias maiores do que o cabo Cat 6.

Neste caso, os cabos vendem-se em bobinas de 305m e bobinas de 1000m. Como por exemplo, os cabos de telecomunicações TEKA através do Cabo Rede Cat 6 DCA UTP 305m, o Cabo Rede Cat 6 ECA CU TK PVC 305m UTP ou o Cabo Rede Cat 6 CCA TK UTP 305m.

Cabos para Transmissão de Dados

Para transmissão de dados sem interferências eletromagnéticas, tem os cabos para transmissão de dados. Isto é, pode escolher um cabo blindado com malha, como é o cabo Cabo LiYCY 4×0.75mm.

author-avatar

About admin

Loja de Iluminação LED Online. Vários artigos de armaduras led, lâmpadas led, projetores led, fitas led, iluminação pública e material elétrico diverso. Além disso, vasta gama de cabos elétricos, cabos de telecomunicações, cabos de borracha, fio de coluna e outros fios e cabos de energia elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *